Tarte de Ananás Cremosa

A sugestão de hoje é doce, mas não muito. A sugestão vem do livro Bolos, Tartes e Tortas, da coleção O Melhor da Pastelaria (Sidul – Sores).
 
 
É uma sugestão bastante simples e daí eu ter experimentado. Eles deram o nome de Tarte de Ananás Cremosa, mas não me pareceu muito cremosa, mas isso também depende do critério, não é verdade? Fotografia de uma fatia não tenho, porque como sou abelhuda e apressada, quis partir a tarte logo depois de a ter desenformado… Quente e com o ananás em pedaços, a fatia não saiu lá muito bem!
 
Confesso que se comeu toda, mas não fiquei lá muito fã… Há sem dúvida tartes melhores, no entanto não queria deixar de partilhar aqui a minha experiência. Alguém já experimentou esta receita ou algo do género? A minha opinião é que o ananás não ligava muito bem com o “creme”. Será que era necessário levar o preparado ao lume para engrossar e só depois aplicar na tarte? Fica a minha dúvida, mas assim é que sairia cremosa, penso eu! Mas a receita não explica isso… Talvez um dia volte a experimentar com esta alteração no modo de preparação.
 



Ingredientes:
1 massa quebrada
150 g de açúcar fino Sidul
3 ovos
1 gema
3,5 dl de leite
5 rodelas de ananás em conserva
2 c. (de sopa) de geleia a gosto
manteiga q.b.



Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Estenda a massa numa tarteira e dobre o excesso para dentro. Numa tigela, junte o açúcar aos ovos e à gema, mexa bem. Acrescente-lhes o leite e misture. Corte o ananás em pedaços; disponha-os na forma e sobreponha-lhes o preparado anterior. Leve ao forno, durante 45 minutos. Retire a tarte do forno e, antes de a desenformar, deixe-a arrefecer. Pincele-a com geleia e sirva.





Notas:
- Se decidirem experimentar ou se já experimentaram esta receita, partilhem aqui a vossa opinião.
 
 
 
 

18 comentários:

  1. Me la quedo, tiene que ser una delicia, besos

    ResponderEliminar
  2. Olá....
    Que excelente aspecto :).... Adorei ;).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que bonita está essa tarte, eu gosto muito de ananás.

    ResponderEliminar
  4. Adoro ananas amiga e esta tua tarte ficou um verdadeiro miminho, levo comigo esta tua partilha!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. A tarte até ficou bonita mas eu também tenho um livro da Sidul de bolos e em vários que já fiz de lá tive de fazer adaptações às receitas porque vinham com gralhas e não mencionavam alguns modos de preparo simplificado.
    Talvez devas tentar fazer como tu dizes e ver onde está o erro.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A combinação do creme com o ananás pode não ser perfeita, mas a tarte tem um aspecto delicioso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Adoro tartes de ananás :) Esta ficou mesmo apetitosa :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Ficou linda e com ananás deve ser deliciosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Esta tarte deve ter ficado deliciosa pelo aspecto.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  10. Ficou bonita, mas acho que compreendo a "estranheza" do ananás com o creme. penso que um creme que leve coco seria o ideal para a tarte, uma vez que o ananás e o coco para mim combinam na perfeição.
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia esta tarte! Apesar da Marta não ter ficado fã, a tarte parece deliciosa :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Realmente só o ananás com o creme talvez precise de mais tempo ou então falta algum ingrediente. Mas ainda assim ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  13. Olá Marta:)

    De aspecto ficou fantástica! Só provando para dar uma melhor opinião.
    Ás vezes nem sempre as coisas são como nós pensamos, já me aconteceu isso com uma tarte de limão - segui a receita de vários blogs mas para mim era muito amarga. Gostos:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. É bonita!
    Será que se esqueceram de algum ingrediente?

    ResponderEliminar
  15. Ficou linda, e eu adoro doces de ananás :)
    Mas a mim já aconteceu tantas vezes ver fotos e achar que vai sair fabuloso e dp desilude-me... Prá próxima corre melhor!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. gosto mt de tarte de ananas mas tenho um grande probelema o meu filho ele é alergico por isso nao faço mt adorei a tua bem bonita a cor bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Marta!
    Esta tarte tem um aspecto fantástico. Deve ser muito saborosa.
    Parabéns!
    Bjs.

    Célio Cruz
    http://sweet-gula.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...