Torta de Claras com Noz e Doce de Ovos

Olá, olá… Aqui estou eu a partilhar a sobremesa do passado domingo. Uma verdadeira maravilha que agradou a todos e principalmente a mim, que sou gulosa :)  Com 3 ingredientes apenas… Ora vejam!





Ingredientes:
12 claras
200 g de açúcar
70 g de miolo de noz triturado



Doce de Ovos
8 gemas
8 c. (de sopa) de açúcar
8 c. (de sopa) de água



Preparação:
Ligue o forno a 190º C. Bata as claras em castelo. Depois junte o açúcar e bata bem até obter um merengue firme. Junte depois o miolo de noz triturado. . Forre um tabuleiro com papel vegetal anti-aderente e verta no seu interior o preparado de claras. Leve a cozer em forno aquecido, durante 12 minutos. Deixe arrefecer completamente no interior do forno. Depois desenforme para cima de um pano polvilhado com açúcar em pó. Entretanto, prepare o doce de ovos. Num tachinho coloque as gemas, o açúcar e a água. Leve a lume brando mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer um bocadinho e depois espalhe o doce de ovos. Com a ajuda do pano enrole em forma de torta. Deixe ficar enrolada até arrefecer completamente. No momento de servir, coloque a torta numa travessa, apare as duas pontas e decore a gosto. Sirva bem fresca.







Notas:

- Pronto, eu confesso… Correu-me melhor do que eu estava à espera. O resultado final para mim foi bastante positivo!
- Adaptei esta receita aqui para torta, porque achei que seria uma excelente sugestão e como o Pappy me tinha feito o favor de partir muitas nozes para as minhas receitas, aproveitei.
- Agora para detalhar melhor o meu método, passo a explicar:
* Bati 6 claras de cada vez com a respectiva porção de açúcar e miolo de noz. (Não me dou muito bem a bater muitas claras juntas)
* Usei o meu tabuleiro do forno, que tem 34 x 41 cm.
* Fiz o preparado de claras no final da tarde de sábado e só o retirei do forno na manhã de domingo.
* Ao retirar o papel vegetal, tive que dar uma ajudinha com uma faca. (Porque se já assim ficou fininha, então se não ajudasse!)
* O doce de ovos ficou mesmo com uma boa consistência, não escorri-a, o que foi muito bom. (Se precisa-se de fazer um assim para um bolo de aniversário, acho que não conseguia)
* Com as restantes gemas ainda preparei os fios de ovos utilizando a minha técnica rebuscada, mas que para mim funciona na perfeição. (Querem que explique como?)
* E assim lá se foi uma dúzia de ovos… Final feliz?



Espero que gostem desta minha pequena maravilha, mas grande no sabor!

17 comentários:

  1. Olá....
    Que excelente aspecto ;).... Não me digas que me vais fazer isso quando nos vermos?? :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Marta, a torta está maravilhosa, fantástica! E de certeza que deve de ser saborosa :)
    Fico sempre de boca aberta com as maravilhas que aqui apresenta!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Marta! Essa torta tem um aspeto divinal! Deve ser mesmo muito boa. Adoro as suas receitas.
    Beijinho.

    Célio Cruz

    http://sweet-gula.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Martinha minha querida, como nao iam gostar desta torta?? Eu que nao a provei, fiquei aqui a babar só de ver as fotos!!!
    É a combinação perfeita!!!
    Adoro tudo o que leve doce de ovos!!!
    Beijinhos
    Mena.

    ResponderEliminar
  5. Ficou tão perfeitamente enrolada, que inveja!

    ResponderEliminar
  6. qUE torta maravilhosa Marta, um aspeto excelente!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Que bela torta! e ainda ficas-te com claras! bjks

    ResponderEliminar
  8. Ficou tão linda,apetece mesmo provar...
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Madre mia cacho brazo de gitano¡¡¡, me has dejado con el agua en la boca, besos

    ResponderEliminar
  10. Que tentação! Perfeita...
    Já guardei a receita.
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Nossa, Marta!

    Que torta linda, hein?

    Me lembrou os bolos de rolo, aqui de Pernambuco.

    Só faltou um cafézinho...

    Um abraço, Fábio.

    ResponderEliminar
  12. Gosto de tortas de claras. Com nozes ainda não experimentei. Fiquei com um aspecto apetitoso e guloso.

    Beijos
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Ficou uma maravilha :)
    Também faço torta de claras mas sem as nozes... assim fica muito mais gulosa :D
    Bjks

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...