Molotof Simples com Caramelo

Tantas claras congeladas, que cada vez que abria o congelador até me arrepiava… É o que faz usar muitas gemas, mas de vez em quando também é bom fazer um miminho com claras… Lá juntei as mais antigas, sim, porque vou sempre escrevendo quantas claras contém a caixinha e a data de congelação, com uma caneta apropriada para o efeito e assim é bem mais fácil… Desta vez juntei 15… E ainda ficaram umas quantas para uma nova receita.
 
Para fazer com que este molotof seja uma sobremesa de sucesso, é apenas preciso ter em atenção alguns pontos: (Que eu desta vez não tive!!! Já era muito tarde e eu já estava mais para lá…)
 
- Bater bem as claras em castelo, num recipiente bem limpo e isento de qualquer gordura e só depois juntar o açúcar aos poucos, continuando a bater, até ficar um merengue bem firme…
- Colocar o preparado de claras na forma e compactar bem, de modo a que não fiquem espaços de ar, para isso pode usar uma espátula e fazer movimentos verticais ou pode bater com a forma em cima da bancada, eu costumo usar a espátula ou salazar…
- Por cada clara, uma colher de sopa rasa de açúcar e um minuto no forno a 180ºC.
- Deixar arrefecer no interior do forno… De preferência de um dia para o outro… Eu costumo fazer ao final do dia e só retiro na manhã seguinte.
- Se não se saltar nenhum ponto essencial, o ponto inicial na forma antes de ir ao forno é igual ao ponto final depois de sair do forno…
 
BOA? Ainda devem existir mais alguns pontos, mas estes são os que eu me lembro neste momento em que escrevo e que considero serem mais importantes, se quiserem acrescentar os vossos, deixem no espaço dos comentários.
 





Ingredientes:
15 claras (Usei congeladas, descongeladas no frigorífico)
15 c. (de sopa) de açúcar
margarina



Preparação:
Bata as claras em castelo bem firme. Depois junte o açúcar, batendo mais um pouco até estar tudo bem incorporado. Unte uma forma de buraco com margarina. Verta no seu interior o preparado das claras e leve a cozer em forno aquecido a 180º C, durante 15 minutos. Deixe arrefecer completamente no interior do forno. Desenforme depois de frio. Decore a gosto com caramelo líquido. Leve ao frigorífico e sirva bem fresco.




Notas:

- Bem simples de fazer e bem mais rápido a desaparecer!

 

- Ficou bom, mas aprecio mais esta sobremesa com um doce de ovos, ou um molho qualquer… Mas como não tive muito tempo, tive que improvisar e utilizei o caramelo da Royal, que recebi à uns dias!
 
 
 
 

19 comentários:

  1. Também são só esses os truques que eu conheço :)
    O teu molotof está delicioso!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Ummmmmmmmmmmm simplemente delicioso¡¡¡¡¡ besitos

    ResponderEliminar
  3. Olá...
    Que fantástico aspecto ;).... Adoro :)...
    Beijocas...
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficou tão lindo até fiquei com agua na boca...
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu acrescento um pouco de caramelo liquido no merengue, ja no final, fica.com uma cor muito bonita e um sabor ao de leve a caramelo, muito bommesmo. . .

    ResponderEliminar
  6. Tambem faço o molotof assim.... esta lindo e deve de estar delicioso...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá, Marta

    Que lindo molotoff.

    Eu faço sempre o molotof assim, sem cremes e só como caramelo por cima.
    Existe duas alturas no ano que há quase sempre molotof, no Natal e na páscoa. Faço um pão de ló com creme e depois as claras que sobram vão para o molotoff.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Martinha, adorei a tua receita devia estar uma delicia...um beijinho e resto de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  9. É uma sobremesa que adoro, mas que nem sempre me sai bem, eh eh!! Mas saia que não saia come-se sempre na mesma, se não for molotof é pudimtof...ah ah ah!!! :P O teu ficou lindo!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  10. Que lindo esse molotof :) Perfeito!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Pode ser simples, mas adoro o impacto visual

    ResponderEliminar
  12. Só experimentei uma vez assim e não me correu lá muito bem. Mas se o cozer em banho maria sai-me sempre bem. Olha deve ser defeito meu, porque assim é mais rápido e fácil. devem ser manias minhas ou do meu forno.
    Tá lindo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. O forno é electrico ? Coze em banho maria ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carina,
      Sim, foi cozido num forno elétrico apenas com calor por cima e por baixo, sem banho maria.
      Bjs

      Eliminar
  14. Parabéns pelo blog.
    Jesus Te Ama, como você é, e o que tiver que ser transformado, Ele transformará
    Receba-o como seu Senhor e Salvador em sua vida. Ele é o nosso conforto nas tribulações.
    Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
    Romanos 12:12
    Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.
    Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.
    Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
    Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
    Façam todo o possível para viver em paz com todos.
    Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Romanos 12:14-19

    ResponderEliminar
  15. Atenção á ortografia: há uns dias e não à uns dias, Marta...

    ResponderEliminar
  16. A minha sobremesa preferida, bem simples tal como eu gosto, só com caramelo. Agora até tenho feito no microondas, super rápido, adoro! Continuação de sucesso e boas festas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...