Pavlova - Happy Birthday Marta!


E porque depois do arroz doce esta tem sido a minha sobremesa favorita, hoje, no dia do meu aniversário partilho com vocês uma das melhores pavlovas que temos comido lá em casa. A receita surgiu quando partilhei numa página do Fb uma das Pavlovas que tinha feito. A Paula achou e muito bem que podia partilhar comigo algumas dicas e quantidades para que eu pudesse obter uma pavlova perfeita. Lá fui para casa toda contente e tentei concentrar-me para que tudo corresse na perfeição. Os meus queridos adoraram é claro! Para eles é sempre perfeita… Agora acho que ainda tenho mais uns pormenores a acertar, mas isso é em relação ao tirar a pavlova do papel… Tudo se há-de resolver por bem! Mas falando apenas um bocadinho do dia de hoje… São 39 e está tudo dito… ou quase!





Ingredientes:
225 g de claras (+/- 6)
330 g de açúcar fino
1 c. (de sopa) de amido de milho (9 g)
1 ½ c. (de sobremesa) de vinagre

Para a decoração:
Chantilly
200 ml de natas
2 c. (de sopa) de açúcar em pó

Creme de ovos
6 gemas
6 c. (de sopa) de açúcar
8 c. (de sopa) de leite

Fruta fresca

Preparação:
Coloque as claras numa taça. Use a batedeira e comece a bater. Quando as claras começarem a ficar firmes, comece a adicionar o açúcar, colher a colher, batendo sempre até dissolver bem cada colherada. Junte depois o vinagre, o amido de milho peneirado e envolva cuidadosamente com uma colher. O merengue está pronto! Forre um tabuleiro com papel vegetal antiaderente. Com a ajuda de um prato desenhe um círculo no papel vegetal. Depois vire o papel ao contrário de modo a que o merengue não fique em contacto com a tinta. Disponha o merengue dentro do círculo desenhado. Deixe uma ligeira cavidade no centro. Ligue o forno a 150ºC. Coloque o tabuleiro no forno e baixe imediatamente a temperatura para os 120ºC. Coza durante 1 h e 30 minutos, ou até começarem a aparecer as primeiras fissuras. Desligue o forno e deixe a pavlova arrefecer completamente no forno. Retire apenas quando estiver fria. Depois coloque cuidadosamente o merengue no prato de servir. Decore a gosto apenas no momento de servir.

Para o chantilly
Bata as natas bem frias. Quando começarem a espessar junte o açúcar em pó e bata mais um pouco. Reserve no frio até à hora de aplicar ou aplique de imediato.

Para o creme de ovos
Junte as gemas com o açúcar e o leite num tacho. Mexa bem e leve ao lume mexendo sempre até engrossar a gosto. Deixe arrefecer bem antes de aplicar.


Quando saiu do forno, já bem fria!



Bom Apetite!
Marta

3 comentários:

  1. Adoro pavlova,....fica uma apresentação fantástica,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Então muitos parabéns :) e a dobrar, poque esta pavlova está um espetáculo :)
    Beijinhos
    http://acucarsal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Amiga, Feliz Aniversário ! Muita Saude, Paz e Felicidades.
    E que Deus a abençoe.
    Beijos
    Ângela

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...