O Bolo de Aniversário do Tomás


Pois é, o menino mais pequenino lá de casa fez ontem 3 aninhos, como puderam ver na publicação que fiz ontem! E por isso tivemos bolinho! Ele adora máquinas! Então foi fácil escolher o tema do bolo. A carinha dele quando olhou para o bolo foi uma delícia. Acho que ele nem queria acreditar no que estava a ver à frente dele. Muito giro mesmo. Eu como fiz esta receita recentemente, pareceu-me a escolha indicada para o bolo. Até tinha idealizado envolver melhor os confetis na massa… Mas não é que na hora H nem me lembrei deles… Só passadas umas horas de tirar o bolo do forno é que me lembrei do meu grande esquecimento! Não há problema, oportunidades de repetir a receita não hão-de faltar, porque este bolinho é bem saboroso.







Ingredientes:
5 ovos
3 medidas de açúcar (320 g)
2 iogurtes naturais
1 medida de óleo
4 medidas de farinha com fermento (360 g)
sumo de 1 laranja (80 g)
raspa de 1 laranja

( 1 medida = 1 copo de iogurte )

Preparação:
Bata as gemas com o açúcar e a raspa de laranja durante 5 minutos. Adicione os iogurtes e o óleo. Mexa muito bem. Junte o sumo de laranja e envolva a farinha. Por fim, bata as claras em castelo e envolva na massa. Leve ao forno a 180º C, numa forma redonda untada com margarina e polvilhada com farinha, durante aproximadamente 50 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.



Notas:
Para este bolinho utilizei duas formas. Uma redonda de 22 cm e outra de 16 cm. Levei-as ao forno ao mesmo tempo, mas a de 16 cm tirei-a do forno ao fim de 30 minutos.


Recheei o bolo maior com doce de ovos e o outro deixei simples. Decorei a toda a volta com mousse de chocolate. Simples, rápido e prático.


Bom Apetite!
Marta

2 comentários:

  1. E que giro que ficou! Tenho a certeza que o Tomás adorou :)
    Beijinho Marta

    ResponderEliminar
  2. Está irresistível, parabéns ao Tomás!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...