Bolo de Aniversário da Mãe


A mãe ontem fez anos e eu decidi fazer-lhe um bolinho para assinalar o dia. Um bolo fofo como ela gosta. Não dá trabalho nenhum, a lista de ingredientes não é muito grande e faz-se num instantinho. Preparei-o no dia anterior e no próprio dia foi só rechear e decorar. Aproveitei as frutas que agora vamos tendo para decorar o bolo. Ela gostou muito e quem provou disse que estava muito bom. Acho que tiveste um dia Feliz e cheio de surpresas… Beijinho ©




Ingredientes:
4 ovos
135 g de açúcar
135 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento
40 ml de leite
raspa de limão

Para o recheio
Chantilly
Doce de Manga e Abacaxi

Para a cobertura e decoração
Chantilly
Frutas 

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha, com o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas com metade do açúcar, a raspa de limão e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para a forma previamente preparada, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 20 minutos). Retire do forno e deixe arrefecer.

Prepare o chantilly. 

Corte o bolo ao meio e coloque uma parte no prato de servir. Aplique chantilly, espalhe por cima o doce e coloque por cima a outra metade do bolo que também barrada com chantilly. Barre o bolo a toda a volta com o restante chantilly e decore a gosto. Sirva fresco!


Bom Apetite!
Marta

1 comentário:

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...