Bolo Caracóis Doces

É assim… Quando me bate, bate forte! Desta vez foi para o lado dos caracóis doces… Esta foi a primeira receita que experimentei este ano, depois de ter feito uma pequena pesquisa aqui pela net. Gostei, mas depois do resultado que tive com esta aqui, já não digo nada!!! A receita da massa base veio daqui e a do recheio daqui. Na minha opinião, esta receita deu-me mais trabalho e não ficou tão boa como a que publiquei anteriormente. No entanto não quero deixar de a partilhar, porque nem todos gostam do mesmo, certo?
 


Ingredientes:

Para a massa
2 ovos
90 g leite
50 g açúcar amarelo
400g farinha
60g manteiga
15 g de fermento de padeiro fresco

 

Para o recheio
200 g de leite
2 ovos
60 g de açúcar
20 g de maisena
20 g de manteiga
3 gotas de aroma de baunilha
Fruta cristalizada
Vinho do Porto
Geleia

 

Preparação:
Dissolva o fermento num pouco de leite morno. Bata o açúcar com o leite e a margarina. Junte os ovos e a farinha e bata mais um pouco. Deixe levedar em local quente durante 60 minutos. Entretanto prepare o recheio. Junte todos os ingredientes num tacho e leve a lume brando mexendo sempre até engrossar. Tape com película aderente junto ao creme e deixe arrefecer. Quando for aplicar, volte a mexer bem. Corte a fruta cristalizada em pedaços pequenos e deixe de molho em Vinho do Porto. Quando a massa tiver levedado, estenda-a sobre uma superfície enfarinhada, formando um retângulo. Espalhe o creme reservado. Escorra as frutas cristalizadas e distribua-as pela massa. Enrole como se fosse uma torta. Corte fatias com cerca de 2 cm. Coloque os rolinhos numa forma redonda previamente forrada com papel vegetal não aderente. Deixe levedar novamente cerca de 30 minutos em local quente. Leve ao forno a 180º C durante 20 minutos ou até o bolo ficar douradinho. Retire do forno e pincele com geleia a gosto.








Notas:
- Para a minha primeira experiência, não era bem isto que eu estava à espera. A massa não cresceu muito, não sei se foi por juntar mais 20 g de leite. É que me pareceu que a massa estava demasiado dura.
 
- Depois quando foi a cortar os caracóis, deve ter sido da habilidade e de caracóis, não tinham muito. Selaram e aquilo não estava nada bonito, daí ter decidido colocar os bocados de massa em forma de flor… Sobraram-me assim três rolinhos, que cozi à parte!
 
- Não foi de todo uma experiência maravilhosa, mas como já encontrei uma massa maravilhosa, pode ser que volte a tentar com este recheio.
 
- Sobrar não sobrou.
 
 
 
 
 
 



5 comentários:

  1. Ohhh. não sobrou? eu ia pedir um para mim!!!
    :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que bonito y que rico se ve.... yo quierooooo, besos

    ResponderEliminar
  3. Olá...
    Que maravilha :).... Adorei a tua sugestão ;).... Quero algumas fatias :D....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. belos caaracolitos.
    bjinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...