Arrufadas ou Pão de Deus


Estes bolinhos levam-me à minha juventude, onde eu adorava comer um ao lanche na escola. Por aqui são mais conhecidos como arrufadas. Eu sempre fui apreciadora de coco e só de pensar nestes bolinhos tive mesmo que os tentar fazer. Tenho ideia que já tinha tentado algo, mas ao pesquisar no blog, não encontrei… Possivelmente foi uma receita que ficou perdida pelo arquivo das fotos. Tem acontecido encontrar fotos de coisas que foram ficando esquecidas… O tempo às vezes parece que voa! Mas falando nos bolinhos ficaram uma verdadeira maravilha. Acho que combinam muito bem com esta época do ano… Hoje também pode ser um bom dia para experimentarem esta receita! Boa Sexta-Feira Santa!







Ingredientes:
Primeira massa
100 g de farinha T55
30 g de fermento fresco
60 g de leite

Segunda massa
500 g de farinha T55
100 g de açúcar
100 g de margarina
40 g de leite
130 g de água
10 g de licor a gosto
raspa de limão

Cobertura de coco
100 g de coco ralado
100 g de açúcar
50 g de margarina
1 ovo

Finalização
1 ovo para pincelar
açúcar em pó

Preparação:
Primeira massa: Coloque na taça a farinha, o leite e o fermento. Amasse cerca de 2 minutos na velocidade máxima. Retire e reserve cerca de 10 minutos.

Segunda massa: Coloque todos os ingredientes na taça e amasse em velocidade média cerca de 3 minutos. Amasse bem. Adicione a massa fermento reservada. Continue a amassar em velocidade média cerca de 3 minutos, para misturar bem. A massa deve-se descolar das paredes da taça. Polvilhe um alguidar com farinha e coloque nele a massa. Tape com um pano e deixe levedar 30 minutos.

Passado esse tempo, verifique se a massa já levedou. Forre um tabuleiro com papel vegetal não aderente. Divida a massa em bolinhas de tamanho a gosto. Deixe levedar novamente por 45-60 minutos.

Entretanto, prepare a cobertura de coco: Junte os ingredientes num tachinho e leve a lume brando, mexendo sempre até obter um preparado homogéneo.

Bata o ovo com um garfo. Pincele as bolinhas com o ovo batido e coloque por cima o preparado de coco. Leve ao forno cerca de 10-15 minutos, a 180º C com ventilação ou até estarem cozidos!


Retire e polvilhe com açúcar em pó. Sirva.


Receita adaptada: O Cantinho do Jorge




Bom Apetite!

Marta

1 comentário:

  1. Gosto tanto, mas tanto de pão de Deus. Que bonitos ficaram estes Marta! :)

    Boa Páscoa!
    Beijinho*
    Marlene

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...