Bolo Rainha 5






Voltei a fazer um bolo rainha durante as festas, mas não fui eu que pus as mãos na massa, foi mesmo o meu marido, eu pesei os ingredientes e ele é que amassou…eu moldei e decorei… Podemos dizer que foi um trabalho conjunto no último dia do ano 2011! Voltei à receita de origem…

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo, 30 g de fermento de padeiro, 1 dl de leite morno, 140 g de açúcar mascavado, 130 g de manteiga, 1 c. (de chá) de sal, 25 g de mel, 2 ovos, 2 c. (de sopa) de Vinho do Porto branco, raspa e sumo de 1 laranja, 300 g de: nozes, amêndoas, pinhões, sultanas.

Decoração:
1 ovo para pincelar, nozes e amêndoas, açúcar em pó, geleia q.b.

Preparação:
Numa tigela grande desfaça o fermento com o leite morno. Adicione o açúcar mascavado, a manteiga amolecida, o sal, o mel, os ovos, a raspa e o sumo de laranja e a farinha. Amasse tudo envolvendo o Vinho do Porto aos poucos. Deve obter uma mistura homogénea e com elasticidade. Estenda a massa, espalhe os frutos secos e forme uma bola. Tape a massa com um pano húmido e deixe-a levedar durante 60 minutos. Faça um buraco no centro da bola dando a forma de uma argola. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente e pincele a superfície da massa com o ovo batido. Decore o bolo com nozes e amêndoas e deixe levedar durante mais 30 minutos. Leve ao forno a 180º C durante 30 minutos. Depois de cozido, pincele com geleia e decore com montinhos de açúcar em pó.

Notas:
- Não fica um bolo fofo, mas é muito saboroso! Eu Adoroooooo…

7 comentários:

  1. que bonito, parece um bolo saído da capa de uma revista de culinária.
    aposto que ficou delicioso.

    ResponderEliminar
  2. Este bolo rainha ficou simplesmente maravilhoso, adorei tudo nele!

    beijinhos e parabens pelo seu lindo blog.

    ResponderEliminar
  3. Ficou bem bonito o teu bolinho! Também adoro bolo rainha!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  4. Ficou bem bonito o teu bolinho! Também adoro bolo rainha!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...