Bolo de Cacau no Microondas Recheado

Ora bem, vamos lá ver se eu consigo explicar bem a trapalhada que eu fiz para realizar este bolo, de qualquer modo, se tiverem dúvidas, terei todo o gosto em as esclarecer assim que tiver oportunidade.

Esta receita foi adaptada de uma receita de bolo de cacau na caneca, que foi recentemente publicada no suplemento n.º 193 - O melhor da Cozinha Portuguesa, da revista Tv 7 Dias.

Mas como o que eu queria mesmo era um bolo “normal” decidi duplicar a receita… Só que coloquei o preparado numa forma um bocadito larga, resultado: fiquei quase com uma bolacha, então decidi repetir a receita novamente e aí juntei fermento em pó, porque apesar de ter usado farinha com fermento no primeiro, pareceu-me que o bolito não tinha crescido muito… Enquanto o outro bolito estava no microondas preparei o creme para rechear e cobrir o bolo…









Ingredientes

Para 1 bolo:
6 c. (de sopa) de leite, 2 c. (de sopa) de óleo, 8 c. (de sopa) de açúcar, 2 ovos, 2 c. (de sopa) de cacau em pó, 8 c. (de sopa) de farinha com fermento, 1 c. (de chá) de fermento em pó.
 

Para o recheio e cobertura:
1 cháv. (de chá) de leite, 1 casca de limão, 1 c. (de sopa) de farinha, 2 c. (de sopa) de açúcar, 2 gemas.
 

Preparação do bolo:
Deite o leite, o óleo e o açúcar numa taça e misture bem. Junte os ovos e mexa de novo. Acrescente o cacau, a farinha e o fermento em pó e mexa bem. Coloque o preparado numa forma de silicone e leve ao microondas, durante 4 minutos, na potência máxima. Prepare o recheio: Ferva o leite com a casca de limão. Num tacho, misture muito bem a farinha com o açúcar, junte-lhe as gemas e mexa bem. Adicione o leite, já sem a casca de limão, mexendo bem. Depois leve ao lume, até levantar fervura, sem parar de mexer. Retire do lume. Espalhe um bocadinho de creme em cima do bolo e volte a repetir todo o procedimento para um novo bolo. Coloque-o depois por cima do bolo já com o creme e cubra o bolo a toda a volta com o restante creme. Decore a gosto com canela em pó.
 

Notas:
- Resumindo, se repararem bem na última foto, dá para ver que o primeiro bolo não está tão fofo como o último, por isso aconselho mesmo a junção de fermento em pó a uma farinha com fermento.

- Foi uma experiência bem interessante e com 8 minutos no microondas temos assim um bolinho composto.

- Ficou um bolo fresco e não muito doce. Se tiverem curiosidade como eu, experimentem assim que tiverem oportunidade.

9 comentários:

  1. Gostei muito da dica e estou anciosa por experimentar, pena que nao tenho nenhuma forma que possa ir ao microondas, tenho que comprar.

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Parabens amiga excelente bolo, tiveste uma bela iniciativa, este bolinho ficou fofinho e sem duvida uma delicia, adorei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. O bolo ficou lindo! E teve ter ficado uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tanta peripécia e no fim um bolinho destes???Valeu bem a pena!!!Ficou óptimo!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta,
    Vim conhecer o teu cantinho delicioso e agradecer a tua simpática visita e comentário :)
    Deixa que te diga que, apesar das peripécias, foi um sucesso!! Também já fiz um bolinho no microondas, mas em miniatura, o conhecido bolo da caneca.
    Este bolo ficou lindo e com um ar mesmo muito guloso! Gostei muito do interior.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Mas que bolo maravilhoso amiga... delicia....bjokitas

    ResponderEliminar
  7. ficou mesmo mt bonito e essa cor é mt bonita gostei mt bjs

    ResponderEliminar
  8. NUNCA ME DEU PARA FAZER BOLOS NO MICRO-ONDAS MAS GOSTEI BEM DO TEU.
    RESOLVES-TE BEM O PROBLEMA E SAIU UM BOLO BEM DELICIOSO.
    BJS

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...